Por leonardo.rocha

França - O grupo francês de biotecnologia e próteses Carmat anunciou nesta segunda-feira a realização do segundo transplante de coração artificial na cidade de Nantes, no oeste da França. Uma primeira operação similar ocorreu no fim de 2013 em Paris.

Cirurgiões franceses realizaram o implante de um coração artificial Carmat%2C uma bioprótese de alta tecnologia%2C em um paciente da cidade de Nantes%2C na FrançaDivulgação


De acordo com o grupo, o sucesso da operação depende de diversos critérios, incluindo a sobrevivência após 30 dias do implante com a recuperação funcional de todos os órgãos vitais. Mas segundo a agência de notícias Reuters, a operação teria sido realizado no dia 5 de agosto, o que confirmaria o sucesso inicial do procedimento.

Em comunicado o grupo forneceu mais informações sobre o transplante. "A Carmat confirma hoje ter realizado a metade do teste de factibilidade de sua bioprótese cardíaca. Os critérios de êxito supõem - entre outros - a sobrevivência 30 dias depois do implante e a recuperação funcional de órgãos vitais", ressaltou.

Na primeira cirugia desse tipo, realizada em 18 de dezembro de 2013, também na França, o paciente Claude Dany, um homem de 76 anos que sofria de uma grave insuficiência cardíaca, faleceu 75 dias depois da operação devido a uma falha técnica da prótese.

Você pode gostar