Por tabata.uchoa

Estados Unidos - Manifestantes foram às ruas em diversos países na Caminhada pelo Clima. Nova York, Londres, Paris, Bruxelas, Berlim e Sidney foram algumas das capitais que realizaram passeatas. No Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo também participaram.

Milhares foram às ruas em Nova York contra mudanças climáticasReuters

Os protestos aconteceram dois dias antes da cúpula do clima de Nova York, convocada para amanhã pelo secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, na qual estarão presentes mais de 120 chefes de Estado.

O evento, que chama a atenção para as mudanças climáticas, foi organizado pela comunidade de mobilização online Avaaz. “O objetivo é pressionar autoridades a adotarem fontes de energia não poluentes até 2050. No Brasil, esse número chega a 80%. Então, 100% é algo viável”, disse Michael Mohallem, diretor de campanha do Avaaz.

Em Nova York, o ato contou com a participação de nomes como os atores Mark Ruffalo e Leonardo DiCaprio — que, no sábado, foi nomeado pela ONU mensageiro da paz para o clima. Em Londres, o cantor Peter Gabriel, a atriz Emma Thompson e a estilista Vivienne Westwood foram alguns dos destaques.

Vivienne Westwood%2C Peter Gabriel e Emma Thompson em LondresReuters

No Rio de Janeiro, a chuva acabou esvaziando o evento, previsto para acontecer a partir das 10h30 na orla de Ipanema. Segundo a Polícia Militar, apenas cerca de 300 pessoas compareceram à caminhada. Na noite de sábado, o Cristo Redentor tinha recebido iluminação especial em homenagem ao evento.

Você pode gostar