Por leonardo.rocha

Venezuela - Um grupo de cientistas internacionais descobriu os restos de um dinossauro carnívoro no Oeste da Venezuela, anunciou a publicação especializada Royal Society Open Science, nesta quarta-feira. Classificada como única por seus descobridores, a espécie habitou a Terra há 200 milhões de anos e pode ter sido um antepassado do famoso Tiranossauro Rex.

Com ilustrações baseadas em aves modernas e répteis foi possível determinar que o Sinosauropteryx tinha penas brancas e avermelhadas.Divulgação


Os restos do "Tachiraptor admirabilis", o admirável depredador do Táchira, foram encontrados no estado homônimo venezuelano. Os cientistas estimam que ele tinha uma altura de 1,5 metro.

"Apresentamos aqui ossos tirados de um pequeno novo dinossauro que difere de todos os membros previamente conhecidos do grupo por um conjunto único de características de suas articulações tibiais", diz a publicação.

Os restos do dinossauro – quadril e tíbia – foram localizados depois de 20 anos de pesquisas na formação La Quinta, um depósito de camadas vermelhas continentais e rochas vulcânicas.

Os cientistas concluíram que a espécie deve ter existido na fase inicial do Jurássico, período geológico da Era Mesozoica, há 200 milhões de anos. A espécie pertence à subordem dos terópodos, um dinossauro bípede que desapareceu da Terra deixando como descendentes diretos as aves modernas.

Os pesquisadores de encontrar ainda outras espécies com mais escavações. O grupo internacional é composto por cidadãos do Brasil, Venezuela, EUA e Alemanha.

Você pode gostar