Uruguai - O governo do Uruguai recebeu nesta quinta-feira o primeiro grupo de refugiados sírios a chegar ao país sul-americano. O presidente José Mujica saudou os 42 refugiados logo quando eles chegaram ao aeroporto de Montevidéu. O país é o primeiro da América Latina a assumir todos os custos de reassentamento dessas pessoas. As cinco famílias foram levadas para uma nova casa, na periferia da capital uruguaia.

Autoridades disseram que o grupo receberá aulas de espanhol e sobre a cultura local. Representantes do governo ainda afirmaram que os adultos refugiados já têm emprego garantido no país. O Uruguai concordou em receber um total de 120 foragidos sírios. Os demais devem chegar em fevereiro de 2015. Argentina, Brasil e outros países latino-americanos também recebem refugiados da Síria no ano que vem.
Segundo uma pesquisa divulgada pelo jornal Búsqueda, 69% dos uruguaios concordam em receber os imigrantes. O primeiro grupo é integrado por cinco famílias: uma com 14 integrantes, outra com 12, duas famílias com seis pessoas cada uma e a última com quatro. A maioria dos membros das famílias é de menores de idade, o principal quesito do governo na hora de fazer a seleção.
Mujica concordou em aceitar os prisioneiros de Guantánamo no início deste ano, como um gesto humanitário. Mas o país decidiu adiar a medida até pelo menos 26 de outubro.
A guerra civil na Síria obrigou 3 milhões de pessoas a deixar o país, criando uma crise que segundo a agência de refugiados da Organização das Nações Unidas exige a maior operação da história da agência.