Por tamara.coimbra

México - A polícia federal prendeu nesta terça-feira o ex-prefeito da cidade de Iguala, Sul do México, por ter ordenado os ataques de 26 de setembro que deixaram seis mortos e 43 estudantes desaparecidos. José Luis Abarca e sua mulher, María de los Ángeles Pineda, foram presos na Cidade do México, de acordo com dois funcionários da segurança que falaram sob condição de anonimato porque não estavam autorizados a falar com a imprensa. Eles não forneceram mais detalhes sobre a ação. O casal está sob a custódia do Gabinete do Procurador-Geral.

Ex-prefeito de Iguala%2C José Luis Abarca%2C e a mulher%2C Maria de los Angeles Pineda VillaEFE

Mais de um mês após os ataques, as autoridades mexicanas ainda não determinaram o paradeiro dos 43 estudantes. A prisão do casal pode clarear as pistas pelo paradeiro do grupo, que permanece um mistério. Os alunos de uma universidade que formava professores desapareceram após ataque da polícia em Iguala, Sul do estado mexicano de Guerrero. Autoridades dizem que a ação policial foi ordenada por Abarca, por achar que o grupo foi às ruas com o objetivo de interromper discurso do María. Os policiais que participaram do ato trabalhavam para o cartel Guerreros Unidos, assim como a mulher do prefeito.

A procura pelos alunos levou autoridades para as colinas de Iguala onde 30 corpos foram encontrados em valas comuns, mas nenhum foi identificado até o momento como um dos estudantes. Na semana passada, as buscas voltaram-se para um barranco perto de um depósito de lixo na cidade vizinha de Cocula, mas os restos mortais ainda não foram identificados.

Você pode gostar