Rio - O alerta é grave: em todo o mundo, quase metade dos recém-nascidos morrem em decorrência do parto prematuro. O quadro que poderia ser revertido com medidas simples, como um pré-natal adequado e de qualidade, cuidados com a saúde, tratamentos humanizados e uma boa relação médico-paciente. No Brasil,o índice de bebês que nascem antes da 37ª semana chega à 11,7%, segundo dados da ONU. Para fomentar o debate e conscientizar a população, no próximo domingo, 16, é dia vestir roxo: a maternidade Perinatal realiza a Caminhada em Prol da Conscientização da Prematuridade, no próximo domingo, 16, às 9h, na orla do Leblon.
“Os nascimentos prematuros são muito delicados e exigem cuidados especiais. Por isso, a confiança que as famílias depositam nos médicos é imensa. Nossa ligação acaba tomando tal proporção que, mesmo anos após a alta, continuamos a acompanhar o crescimento das crianças”, explica Jofre Cabral, neonatologista da Perinatal Laranjeiras e um dos organizadores do evento.
Esse é o caso da família de Arthur Carvalho que estará presente na caminhada sete anos após o nascimento do filho. “Arthur foi um prematuro extremo, nasceu com apenas 385 gramas e 23 centímetros. Mas conseguimos salva-lo e sua família se tornou muito engajada na causa”, conta o médico.
O Dia Internacional de Sensibilização para a Prematuridade foi instituído com o objetivo de alertar sobre o crescente número de partos prematuros. O encontro promove trocas de experiências, apoio, reencontros e, também, a celebração da vida. Todos os cariocas são convidados a usar roxo e participar da caminhada que iniciará às 9h e percorrerá a Av. Delfim Moreira, da rua Afrânio de Melo à Almirante Guilhem.
As 300 primeiras pessoas que comparecerem com 1 Kg de alimento não perecível receberão uma camisa oficial da caminhada. As doações arrecadadas serão doadas para a instituição Solar Meninos de Luz, que atua nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo. O evento é realizado pelas maternidades Perinatal e pelo Ipa Bebê, e conta com o apoio da Calçados Bibi Rihappy e Julubeca.
As cinco UTIs Neonatais do Grupo Perinatal são referência em todo o Brasil, estando aptos a acolher e assistir recém-nascidos com os mais modernos recursos disponíveis.