Alerta: alimentos parecem saudáveis, mas não são

Alguns dos vilões são achocolatados, sucos de caixinha, barras de cereal e adoçantes

Por bferreira

Rio - Nas prateleiras do mercado, é extensa a lista de produtos que enganam os consumidores menos atentos. Grandes reservatórios de açúcar escondidos em bebidas; alimentos que parecem saudáveis, mas causam efeitos colaterais; e barras de cereal sem cereal são apenas alguns exemplos. Para fugir das armadilhas, a saída é ler o rótulo com atenção.

Segundo Edson Credidio, médico nutrólogo e especialista em Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), há casos de achocolatados prontos que não são feitos a partir da mistura de leite com chocolate. “Muitas marcas contêm ‘bebida láctea’, que é a mistura de soro, água e gordura vegetal”.

O nutrólogo alerta que adoçantes artificiais — considerados a solução para manter o peso — só deveriam ser utilizados por diabéticos e hipoglicêmicos. O produto apresenta efeito colateral (se ingerido em quantidade excessiva) e pesquisas apontam que pode causar câncer.

Para Mariana Catta-Preta, coordenadora de Nutrição do Centro Universitário Celso Lisboa, sucos artificiais são os principais ‘enganadores’. Ela lembra que muitas pessoas acham que as bebidas são melhores do que o refrigerante. “Suco de caixinha não é saudável, pois tem muito açúcar, conservante e corante”, cita.

Sobre a barra de cereal, a nutricionista alerta que algumas não têm cereal, mas apenas frutas secas, como nozes e castanha, e xarope. “São mais calóricas e podem chegar a ter 150 calorias”.

Mariana lembra que a ingestão de tais produtos pode levar a doenças crônicas como diabetes e hipertensão, além do sobrepeso.

Anvisa: light e diet são diferentes

Produtos light e diet não são a mesma coisa. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esclarece que o primeiro grupo se refere a alimentos e bebidas com baixo teor — ou reduzido — em algum nutriente, como açúcar e gordura, ou quando tem menos calorias. Já alimentos diet não possuem um nutriente, como açúcar, mas em alguns casos acabam sendo mais calóricos. “O chocolate diet tem mais caloria do que o chocolate comum. Não tem açúcar, mas tem mais gordura. E nem é tão saboroso”, aponta Mariana.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia