México - Morre, ao 85 anos, o ator Roberto Gómez Bolaños, criador e intérprete dos personagens "Chaves" e "Chapolin". A informação foi confirmada nesta sexta-feira pela rede de TV Televisa, do México. Desde 2012, o ator sofria de problemas respiratórios e complicações da diabete. Segundo o site mexicano 'El Universal', Bolaños morreu em casa, na cidade de Cancún.
Estado de saúde
No dia 30 de abril, o jornal mexicano "Basta" afirmou que o estado de saúde de Bolaños era "grave" e "não havia chances de recuperação".
Em maio deste ano, Roberto Fernandez, filho do artista, chegou a dizer que o pai estava com dificuldade de locomoção.
Também no começo deste ano, quando Bolaños fez 85 anos, um parente disse à agência de notícias EFE que a saúde do ator era "frágil" e que precisava de ajuda 24 horas por dia. "Mas é um homem forte, que não perde o senso de humor", disse o parente não identificado.
Em março de 2012, Bolaños foi internado para tratar de uma insuficiência respiratória. Em novembro de 2013, foi internado por alguma horas em um hospital de Cancún.
Famosos e amigos lamentam
Enrique Peña Nieto, presidente do México: "O México perdeu um ícone, cujo trabalho transcendeu gerações e fronteiras".
SBT exibia seriado no momento em que ator morreu
Coincidentemente, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) exibia o seriado "Chaves" no momento em que o comediante veio a falecer. Os seriados "Chaves" e "Chapolin" se confundem com a história da emissora. Já foram exibidos em diferentes horários e são um grande trunfo usados para alavancar a audiência da faixa de horário em que eram e ainda são exibidos.
O anúncio da morte de Bolaños foi feito pela jornalista Rachel Sheherazade. Logo após a interrupção da programação, a emissora voltou a exibir a série. O SBT prepara um programa em homenagem a Bolaños para ainda esta sexta-feira.
Carreira