Por paulo.lima
Espanha - Nesta quinta feira, a Espanha foi declarada oficialmente livre do Ebola, 42 dias após os testes com a auxiliar de enfermagem Teresa Romero acusarem negativo para a presença do vírus em seu organismo. Teresa foi a primeira pessoa a ser infectada fora do continente africano, após cuidar de um missionário de Serra Leoa que estava infectado com o vírus. No dia 25 de setembro, o missionário morreu devido a doença.
Houve uma preocupação maior com as pessoas que ficaram em contato com ela, mas estas não apresentaram nenhum indício de contágio durante o período de encubação. Autoridades européias também temeram que a doença pudesse se espalhar por todo o continente, o que causou uma maior sensibizalção da opinião dos europeus a cerca da doença.
Publicidade
Na África, Nigéria e Senegal também foram declarados livres da doença, após não registrarem nenhum novo caso durante um período de 57 dias. Já em Serra Leoa, Guiné e Libéria, 16.169 pessoas já foram infectados pelo Ebola até a noite de sexta feira. De acordo os últimos números da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 7.000 pessoas morreram após contraírem a doença.