Por tiago.frederico
Afeganistão - Pelo menos quatro insurgentes morreram, entre eles um comandante, e dois ficaram feridos nesta segunda-feira no bombardeio de um drone dos Estados Unidos no Leste do Afeganistão. O bombardeio aconteceu por volta das 13h locais (6h30 de Brasília) na cidade de Adras-Cho do distrito de Want-Waigal, na província do Nuristão, disse o chefe provincial de segurança, Mohammed Jabar Saleh.
Este porta-voz assegurou que o comandante falecido, conhecido como Hajji Abdul Malik, era supostamente o responsável de planejar ataques contra as forças de segurança na área, na qual os Estados Unidos intensificaram nas últimas semanas os ataques com aviões não tripulados.
Publicidade
A insurgência que opera em áreas fronteiriças entre Afeganistão e Paquistão recebeu um duro golpe no fim de semana com a morte de dois altos comandantes da Al Qaeda e de 26 membros do principal grupo talibã paquistanês, o TTP, além da entrega dos EUA a Islamabad de um alto comandante desse grupo islamita.
O conflito no Afeganistão atravessa um de seus momentos mais sangrentos desde a invasão dos Estados Unidos, que provocou a queda do regime talibã há 13 anos. Embora a missão da Otan esteja programada para o final deste mês, os EUA pretendem manter 10.800 soldados até 2024 e a Aliança Atlântica entre três mil e quatro mil militares com um novo papel a partir de 2015 de assessoria de tropas locais.
Publicidade