Cientista alemão que criou o Magnavox Odyssey, em 1971, morreu neste domingo aos 92 anos
Por tiago.frederico
Rio - Morreu neste domingo Ralph Baer, aos 92 anos. O cientista e inventor alemão ficou mundialmente conhecido como 'pai do videogame' pois foi ele o responsável pela criação do Magnavox Odyssey, em 1971, o primeiro console doméstico da história, que contava com 27 jogos e inspirou o Atari. Entre suas criações mais conhecidas está o Pong, que serviu de base para outros inventores.
Baer recebeu dois prêmios diferentes do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos ao longo de sua vida e o prêmio Game Developers Conference em 2008. Em 2006, George W. Bush, então presidente norte-americano, lhe entregou a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação.
Publicidade
Ele deixa três filhos e mais de 150 patentes registradas. Conhecido no Brasil como Genius, o popular jogo de memória Simon marcou a infância dos anos 80. Além disso, o inventor também criou uma pistola de luz, o primeiro perifério lançado para games.
A violência que hoje aparece nos jogos de videogame não agradava Ralph Baer. "O que eu criei se tornou uma abominação", disse o cientista, em entrevista à Salt Lake Tribune, no ano de 2011. Sua morte foi confirmada pelo site Gamasutra.
Publicidade
Em 2013, ele concedeu entrevista ao PBS Inventores. No vídeo (em inglês), o cientista fala sobre a criação do primeiro console doméstico explica um pouco da história dos videogames.