Por paulo.lima
Bagdá, Iraque - Um atentado suicida e um ataque com morteiros de militantes do Estado Islâmico mataram 12 milicianos xiitas no norte de Bagdá nesta quarta-feira, e uma série de bombardeios na capital iraquiana matou seis pessoas, informaram fontes militares e médicas.
Os milicianos foram mortos quando os combatentes do Estado Islâmico se apossaram de um veículo Humvee blindado, instalaram explosivos em seu interior e o conduziram até uma escola onde os milicianos estavam, perto do distrito de Dijla, 20 quilômetros ao sul da cidade de Samarra.
Publicidade
Eles deram sequência ao atentado com disparos de morteiros e metralhadora e os combates continuaram. Os sunitas radicais do Estado Islâmico, que controlam grande parte do norte e do oeste do Iraque, estão enfrentando o Exército, os combatentes curdos conhecidos como peshmergas e milícias xiitas aliadas ao governo de Bagdá, de liderança xiita, que também tem apoio dos ataques aéreos liderados pelos Estados Unidos.
Um comandante local disse que nesta quarta-feira vários militantes foram mortos em ataques aéreos iraquianos contra alvos do grupo extremista perto da cidade de Muqdadiya, ao norte de Bagdá.
Publicidade
Nos arredores da capital, bombas mataram seis pessoas e feriram outras 23. Um soldado foi morto por uma bomba de beira de estrada em Tarmiya, ao norte de Bagdá, dois civis morreram em uma explosão na área agrícola de Arab-Jubour, no sul, e uma terceira bomba matou três civis em uma rua comercial de Mada'in, ao sul da capital.