Por clarissa.sardenberg
Turquia - Um tribunal turco determinou nesta sexta-feira a prisão preventiva por "terrorismo" para o presidente de uma emissora de televisão e outras três pessoas detidas em uma operação na qual se prendeu importantes jornalistas críticos ao presidente Recep Tayyip Erdogan, informou o jornal Hürriyet.
Um total de 31 pessoas, entre elas jornalistas, diretores de meios de comunicação, produtores, roteiristas e comandantes policiais, foram detidas na operação do domingo passado sob a acusação de participação em grupos terroristas, fraude ou calúnia. Dos 12 últimos postos à disposição judicial após serem interrogados, o tribunal definiu que oito deles responderão às acusações em liberdade, entre eles Ekrem Dumanli, diretor do jornal "Zaman", um dos maiores do país.
Protesto a favor da liberdade de imprensa na Turquia Reuters

Dos 31 detidos, 27 responderão em liberdade ou foram submetidos a medidas cautelares, enquanto quatro permanecerão em prisão preventiva. As quatro pessoas que permanecem na prisão são três comandantes policiais e o presidente da emissora de televisão "Samanyolu", Hidayet Karaca.

O jornal Zaman e o canal Samanyolu são meios de comunicação próximos ao pregador islamita Fethullah Gülen, um antigo aliado de Erdogan agora transformado em um ferrenho crítico.

Publicidade
A União Europeia qualificou a detenção de jornalistas como incompatível "com a liberdade de informação, princípio essencial da democracia", ao que Erdogan respondeu criticando a ingerência do bloco comunitário em assuntos internos da Turquia.
Erdogan acusou os influentes seguidores de Gülen na polícia e no Judiciário de tentar criar um "Estado paralelo" para derrubá-lo, e de fabricar as denúncias de corrupção que afetaram vários de seus colaboradores mais próximos há um ano. Após o início dessa investigação anticorrupção - já arquivada -, o governo turco demitiu milhares de policiais e procuradores, entre eles os que lideravam os trabalhos, algo que a oposição qualificou como uma "expurgo" para impedir que se conhecesse a verdade.