Por bferreira
Rio - Pernil, rabanadas, chester, panetones e bacalhau. Com esse cardápio típico de fim de ano, as pessoas costumam exagerar e colocar em risco a saúde, já que os tradicionais alimentos da ceia têm alto teor calórico. Além de aumento no peso, a comida gordurosa pode provocar intoxicações e desidratações no organismo.
Cuidado com os ingredientes da ceiaDivulgação

Segundo a nutricionista ortomolecular Ana Paula Santos, o exagero resulta em outros problemas futuros, como interferências no humor e aumento nas taxas de colesterol e de ácido úrico. “A mentalidade das pessoas em dezembro é de ‘enfiar o pé na jaca’, mas elas vêm de um outro ritmo de alimentação e podem aumentar a carga de toxinas no organismo, o que leva a desestabilizar o sistema imunológico”, ressalta.

Para curtir o período festivo sem deixar a saúde de lado, ela orienta os pacientes a incluir alimentos saudáveis nas refeições. “Podemos fazer boas substituições na hora de preparar a ceia, que, ao mesmo tempo, não deixam as pessoas privadas do momento de festejar”, explica.
Publicidade
Um dos cuidados que se deve ter o ano todo é manter a hidratação do corpo. Ao tomar bebidas alcoólicas e comer certos alimentos, como rabanadas, há aumento de retirada de líquido do organismo. Ana Paula destaca que isso pode elevar a possibilidade de formação de pedras nos rins, além de prisão de ventre e dores de cabeça.
Para evitar a desidratação, a especialista diz que frutas e saladas cruas são boas opções. “São menos calóricas e promovem mais saciedade, não deixando as pessoas exagerarem na ceia. Se for tomar uma bebida alcoólica, é melhor optar por espumantes, porque têm menos calorias. E para deixar a refeição mais sofisticada e dar um sabor a mais, é legal também colocar pedaços de fruta no líquido, como amora e carambola”, exemplifica a nutricionista.
Publicidade
Em paralelo a uma alimentação saudável, Ana Paula recomenda manter as atividades físicas, que ajudam a equilibrar as calorias adquiridas durante esse período. A especialista ressalta ainda que o exercício pode estabilizar o organismo. “O pensamento tem de ser o de focar em atividades físicas, que ajudam o corpo a queimar as calorias extras com mais facilidade”, ensina.
BACALHAU NATALINO GRATINADO
Publicidade
INGREDIENTES
250g de bacalhau dessalgado e desfiado
1 colher de sopa de azeite extra virgem
2 dentes de alho
1 cebola roxa em cubos
Orégano a gosto
1/2 pote de creme de ricota
2 colheres de sopa de salsa
1 colher de sopa de azeitonas pretas inteiras
1 clara de neve
2 colheres de sopa de gergelim misturado com parmesão.
MODO DE PREPARO
Dessalgar o bacalhau após 24h de molho e retirar a pele e as espinhas. Depois, desfie em lâminas grossas. Em uma panela, coloque azeite, alho, cebola e faça um refogado. Junte o orégano, as azeitonas e o bacalhau. Após refogar, retire do fogo e acrescente o creme de ricota light, a salsa, o azeite e a clara em neve. Depois, transfira para um refratário e polvilhe com a mistura com gergelim. Ponha para gratinar.
Publicidade
COMPOTA DA FELICIDADE
INGREDIENTES
100g de ameixas pretas e sem caroço picadas
1 maçã argentina picada
100g de peras desidratadas
100g de passas brancas
100g de cerejas ao marasquino, picadas e sem calda
100g de amêndoas sem pele
Pitada de canela de pau
Pitada de cravo
1 rodela de limão
150ml de suco de uva concentrado e sem açúcar
Publicidade
MODO DE PREPARO
Primeiro, misture o suco de uva concentrado com as frutas, as amêndoas, o cravo e a canela. Depois, leve a mistura ao fogo brando. Caso necessário, pingue água aos poucos enquanto estiver no fogo. Quando o suco se reduzir todo na panela, apague o fogo e sirva. Pode-se salpicar lascas de coco ou canela em pó em cima da sobremesa. Outra sugestão é servir o doce com uma bola de iogurte grego zero congelado ou então com sorvete artesanal sem gordura hidrogenada. A rodela de limão pode decorar a sobremesa.
Publicidade