Mais Lidas

Terroristas abatem avião e pegam piloto

Aeronave era da coalizão que luta contra o Estado Islâmico

Por bferreira

Síria - O grupo radical Estado Islâmico (EI) derrubou ontem avião militar da coalizão antiterrorista na região norte da Síria, e capturou o piloto, que é da Jordânia. Os militantes usaram um míssil guiado por calor, perto da cidade de Raqa, para abater a aeronave. Horas depois, publicaram na internet fotos de seus integrantes com o militar capturado.

Esta foi a primeira vez que a coalizão perdeu uma aeronave desde que começou os bombardeios a alvos do EI, em setembro. A Jordânia é um dos países árabes que participam das ações aéreas lideradas pelos Estados Unidos.

As fotos mostravam um homem de camisa branca, identificado como o tenente Moaz Youssef al-Kasasbeh, cercado por extremistas armados, que exibiam sua carteira militar. Em outras imagens, ele aparecia sendo retirado de um rio e com a boca sangrando. “Que Alá leve a misericórdia aos seus corações e vocês soltem o meu filho”, disse o pai do tenente em um apelo aos membros do Estado Islâmico.

O grupo já tomou o controle de amplas faixas de território no norte do Iraque e a leste da Síria, e atualmente é considerado a maior ameaça terrorista ao Ocidente. O surgimento da organização, no fim de 2013, e as atrocidades (decapitação, sequestros, entre outros crimes) cometidas provocaram, em 23 de setembro, a intervenção na Síria da coalizão que já lutava contra o terror no Iraque.

Além dos Estados Unidos e Jordânia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Bahrein participam dos ataques na Síria. Já Austrália, Bélgica, Reino Unido, Canadá, Dinamarca, França e Holanda participam nos bombardeios no Iraque, ao lado dos Estados Unidos.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia