Por felipe.martins, felipe.martins
Rio - Amigos e família reunidos, prontos para a chegada de 2015. Para comemorar, a tradicional festa da virada com todo tipo de bebida alcoólica para brindar o início do novo ano. Mas é preciso cuidado na hora de beber para não começar o ano com os sintomas da ressaca, como dores de cabeça, vômitos, taquicardia e cansaço.
Para curtir a virada sem se privar das bebidas, as pessoas não devem se descuidar da alimentação e da hidratação. A nutróloga Alice Amaral afirma que o álcool retira o açúcar do sangue e dá um efeito diurético, quando o organismo perde líquido. “A ressaca é causada justamente pela desidratação e pela hipoglicemia. É muito melhor quando nos precavemos dos sintomas e conseguimos aproveitar ainda o dia seguinte”, destaca.
Publicidade
Antes de ir à festa, o ideal é fazer uma alimentação rica em proteínas e carboidratos. Alice explica que esse tipo de alimento permite uma absorção mais lenta do álcool, o que deixaria as pessoas consumirem maior quantidade de bebida, sem passar mal. “Ninguém pode ir a uma festa com fome. As pessoas costumam não cuidar da alimentação e só querem beber. Se o estômago estiver vazio, o álcool vai ser rapidamente absorvido”.
Mas a alimentação não pode ser apenas antes de chegar à festa. O ideal é sempre comer algum petisco durante a comemoração. Para hidratar o organismo, o recomendado é tomar água junto aos drinques. A nutróloga sugere 500 ml de água para cada copo de bebida que for consumida, seja vinho, cerveja, champanhe ou vodca.
Na festa%2C é importante comer petiscos para evitar que o álcool seja absorvido rapidamente pelo corpoIstock

“Se tiver água de coco, melhor ainda, porque tem efeito de um isotônico natural. Mas não podem ser líquidos que tenham cafeína, como refrigerante, café e mate, porque também dão um efeito diurético”, diz, acrescentando que fermentados, como cerveja, não devem ser misturados com destilados, como whisky. “Isso potencializa o efeito do álcool”.

Publicidade
Chá, fruta e salada curam o mal-estar

Se as dicas forem deixadas de lado e a ressaca aparecer no dia seguinte, a nutróloga Alice Amaral explica que as pessoas precisam se hidratar e recorrer a uma alimentação rica em frutas, principalmente melancia e limão, além de saladas.
A especialista sugere também o consumo de chás, com a exceção dos que contêm cafeína, por causa do efeito diurético da substância. “Os chás de boldo e verde podem ser boas opções. A banana ajuda a repor potássio, o que evita possíveis câimbras”, destaca a nutróloga.
Publicidade

Publicidade