Por tamara.coimbra
Dubai - A rede Al Qaeda no Iêmen assumiu a responsabilidade pelo ataque ao jornal de sátiras francês Charlie Hebdo, dizendo que a ação foi ordenada pela liderança do grupo militante islâmico em resposta a insultos ao profeta Maomé, de acordo com um vídeo no YouTube.
"Quanto à abençoada Batalha de Paris, nós, a Organização da Al Qaeda Al Jihad na Península Arábica, assumimos a responsabilidade por essa operação como vingança ao mensageiro de Deus", disse na gravação Nasser bin Ali al-Ansi, líder do braço da Al Qaeda no Iêmen.
Publicidade
Homens armados mataram um total de 17 pessoas em três dias de violência que começou quando abriram fogo contra a sede do semanário Charlie Hebdo em vingança pela publicação no passado de imagens satíricas do profeta Maomé.
Nasser bin Ali al-Ansi%2C do braço iemenita da Al Qaeda%2C é visto em vídeo no qual a organização terrorista reivindica os atentados de ParisReprodução Twitter

Ansi, o principal líder ideológico da Al Qaeda no Iêmen, disse que foi a liderança da organização “que escolheu o alvo, colocou o plano em ação e financiou a operação", sem citar um nome específico.

Ele acrescentou, sem dar mais detalhes, que o ataque foi realizado para "pôr em prática" a ordem do líder geral da Al Qaeda, Ayman al-Zawahri, que fez um chamado por ataques de muçulmanos ao Ocidente, utilizando quaisquer meios que possam encontrar.

A Al Qaeda no Iêmen é liderada por Nasser al-Wuhayshi, que também é o número 2 de Zawahri na hierarquia mundial da rede.
Publicidade
"Nós fizemos isso em conformidade com o comando de Deus e em apoio a seu mensageiro, que a paz esteja com ele", acrescentou Ansi.
Não foi possível verificar a autenticidade da gravação, que trazia o logo do grupo de mídia da Al Qaeda, al-Malahem.
Publicidade
A primeira edição do Charlie Hebdo publicada depois dos ataques da semana passada se esgotou em minutos nas bancas de jornais em toda a França nesta quarta-feira, com pessoas fazendo fila para comprar cópias em apoio ao semanário.
Estado Islâmico considera 'estúpida' caricatura de Maomé no jornal
Publicidade
O Estado Islâmico considerou nesta quarta-feira “muito estúpida” a publicação de caricaturas do profeta Maomé na nova edição do jornal satírico francês Charlie Hebdo. Em boletim informativo da rádio do EI na internet, a Al Bayan, o locutor disse que o “Charlie Hebdo publicou caricaturas que mais uma vez dizem respeito ao profeta e essa é uma ação muito estúpida”.
Edição desta quarta-feira do jornal Charlie HebdoReuters

O semanário francês lançou, nesta quarta-feira, a primeira edição depois do ataque de que foi alvo na semana passada. A capa tem uma caricatura de Maomé, com uma lágrima no olho, segurando uma folha com a frase "Je suis Charlie" (Eu sou Charlie), igual às utilizadas por milhões de pessoas em manifestações de defesa da liberdade de expressão. A capa tem como título "Tudo está perdoado".

Os escritórios do semanário, no centro de Paris, foram atacados no dia 7 pelos irmãos Said e Cherif Kouachi, que mataram 12 pessoas. Os irmãos Kouachi foram mortos pela polícia dois dias depois nos arredores da capital francesa. O Estado Islâmico tem na sua origem a Al Qaeda no Iraque, embora na Síria tenha enfrentado o ramo da organização liderada por Osama Bin Laden: a frente Al Nosra.

Com informações da Reuters e da Agência Brasil