Jordânia intensifica combate ao EI com ataques aéreos no Iraque e Síria

Ações são uma resposta ao brutal assassinato do piloto jordaniano Muath al-Kaseasbeh, incendiado vivo pelo grupo

Por victor.duarte

Jordânia - Dezenas de jatos do Exército jordaniano realizaram ataques aéreos contra integrantes do Estado Islâmico estabelecidos no Iraque e no Irã, nesta quinta-feira. As ações são uma resposta ao brutal assassinato do piloto Muath al-Kaseasbeh, incendiado vivo pelos rebeldes do grupo, cuja morte filmada em vídeo foi divulgada na internet na terça-feira.

Jordânia intensifica combate a Estado Islâmico com ataques aéreos no Iraque e na SíriaReuters

Parte da coalizão que enfrenta o grupo que aterroriza o Oriente Médio desde o ano passado, a Jordânia vinha se limitando até então a somente atacar alvos na Síria, o que mudou nesta semana como consequência do violento assassinado de al-Kaseasbeh.

"Este é apenas o começo e vocês saberão quem realmente são os jordanianos", disse em comunicado o Exército do país, no segundo dia de retaliações contra o grupo que se estabeleceu em uma vasta área dentro dos territórios sírio e iraquiano e proclamou a fundação de um califado. "Levaremos isso até o fim. É um esforço contínuo. Se eles estão no Iraque e na Síria precisamos atacar ambos."

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia