Por marlos.mendes

Rio - Quatro modelos de carros que andam sozinhos, sem motorista, foram apresentados nesta quarta-feira em Londres. Segundo a ministra dos Transportes da Grã-Bretanha, Claire Perry, a tecnologia está nos primeiros anos de vida, mas tem potencial para tornar as estradas mais seguras e atrair investimentos de outros países. Políticos e jornalistas experimentaram uma voltinha nos veículos em praça pública.

O Lutz Pathfinder%2C protótipo de carro sem motorista foi apresentado em LondresReprodução Internet

A Grã-Bretanha ambiciona liderar o desenvolvimento de carros autônomos. O governo britânico investiu 19 milhões de libras (cerca de R$ 82 milhões) em pesquisas de veículos que dispensam motoristas.

Projetos semelhantes estão em andamento nos EUA com investimentos de empresas como o Google. Montadoras como Mercedes-Benz e Nissan também pesquisam e desenvolvem seus próprios modelos de veículos sem motorista, mas ainda não chegaram ao ponto de apresentar protótipos.

O governo britânico espera que as autoridades criem normas para os veículos serem testados em condições reais nas estradas, o que não é permitido pela legislação atual da Grã-Bretanha, que deve ser revista em 2017. Todos os veículos testados devem ter um motoristas habilitado pronto para assumir a direção caso algo saia errado.

As autoridades britânicas acreditam que veículos autônomos só serão permitidos por lei a partir de 2030

Você pode gostar