África do Sul - Um colecionador apaixonado por Coca-Cola resolveu fazer da sua casa, em Pretória, na África do Sul, um verdadeiro museu do refrigerante. Hendrik Botha possui edições especiais e comemorativas inteiras, inclusive da Copa do Mundo de 2010, em seu país. Ao todo, o acervo tem mais de mil garrafas, além de copos, chaveiros, bonecos que cantam, carrinhos e diversos tipos de artigos promocionais de todas as épocas.
Botha, de 60 anos, começou a colecionar objetos da Coca-Cola em 2002, dois anos depois de se separar de sua ex-mulher. "Eu estava bebendo o refrigerante e notei que a lata era parte de uma série, então quis juntar todas", contou o homem sobre o começo de sua paixão pela marca.
No último aniversário do colecionador, que aconteceu em janeiro, seus convidados usaram fantasias temáticas e foram servidos de hambúrgueres e Coca-Cola em sua casa-museu. Entre eles estavam seus netos, que o conhecem como "Oupa Coke" (Vovô Coca-Cola).
Casado novamente, Botha conta que a nova esposa não tem problemas com sua obssessão pelo refrigerante. "Ela gostou de mim o suficiente para aceitar todo o pacote. Ela sabia que era ou tudo ou nada", contou Botha, consciente de que muito poucas pessoas aceitariam viver em um lugar com essas características.
A cada dois anos, perto do Natal, época em que a empresa costuma lançar as campanhas favoritas de Botha, ele atrai uma multidão de visitantes à sua casa, quando produz um espetáculo com luzes e sons. "Há quem venha até aqui achando que se trata de uma loja, por identificar o símbolo da marca na parte externa da casa", comentou o colecionador, que em breve começará a trabalhar para o espetáculo natalino deste ano. "As pessoas voltam todos os anos, e necessário sempre oferecer alguma novidade", salientou.
Com informações da EFE