Estados Unidos - O Facebook lançou uma nova ferramenta para a prevencão de suicídios nos EUA, nesta quarta-feira. O mecanismo é um aprimoramento da ferramenta lançada em 2011. Através dela, o usuário poderá sinalizar posts que condidere alarmantes na sua time line. Em seguida, a postagem é enviada a funcionários treinados na prevenção de suicídios.
"Haverá a opção de entrar em contato com o amigo que fez o post, com outro amigo para ajuda ou falar com uma linha de ajuda para prevenção de suicídios", informou a Universidade de Whashington nesta quarta. Após isso, o post é analisado pelo Facebook, que poderá enviar mensagens ao usuário. A pessoa então decide o que quer fazer e a equipe da rede social faz a ligação (para um amigo ou linha de ajuda).
A rede social apresenta opções como: "aprenda a lidar com pensamentos suicidas", "encontre especialistas" e "veja mais coisas que você pode fazer agora". Na última, dá sugestões para relaxar, dar uma caminhada, cozinhar, desenhar e visitar uma biblioteca, segundo o Huffington Post.
O trabalho é uma parceria com instituições que trabalham com ese tipo de prevenção ("Now Matters Now", "National Suicide Prevention Lifeline", "Save.org and Forefront: Innovations in Suicide Prevention").