Por tiago.frederico
Afinal de contas%2C o vestido é branco ou azul%3FReprodução

Rio - Não é loucura! O mistério sobre o vestido mais comentado das redes sociais tem explicação. A foto da peça, postada quarta-feira por uma usuária do Tumblr chamada "swiked", virou causa de discussão entre os internautas, já que uns enxergam as cores branca e dourada e outros, preta e azul. A ciência reforça a tese, levantada em alguns comentários populares, de que a discordância tem a ver com o humor.

"Na condição de baixa luminosidade, temos dificuldade em distinguir cores. Isso varia de acordo com o senso de contraste de cada um, que sofre alteração constantemente, havendo pessoas que conseguem ver melhor cores em ambientes escuros. Alguns dos fatores que provocam essa mudança é o humor", explica o oftalmologista Bruno Guimarães Novaes, diretor médico do Hospital Oftalmológico Santa Beatriz.

Quem pensou que pudesse estar desenvolvendo algum distúrbio de visão pode se despreocupar. O especialista esclarece que não é caso de doença. "Não é nenhuma doença e também não tem nada a ver com daltonismo, pois os daltônicos não conseguem distinguir cores mesmo com boa quantidade de luz", diz o oftalmologista.

Nos comentários das redes sociais, muitos usuários relataram ter visto o vestido em uma cor e, depois, em outra. "Ué eu tinha visto branco com dourado, mas agora estou vendo azul e preto. Que macumba é essa????? Para com isso eu moro sozinha, vou ficar com medo de dormir!", comentou a internauta Thaís Gabriela.

VEJA MAIS:

Dialética do dia: O vestido é branco ou azul?

GALERIA: Polêmica sobre o vestido 'quebra a Internet'; usuários criam memes

Há ainda quem enxergue outras variações cromáticas. "Eu estou vendo lilás e dourado. E em nenhum momento a cor mudou. Eu não acredito que alguém esteja vendo azul e preto! Rsrsrs", publicou a internauta Monique Barreto. "Uma pessoa pode ver o mesmo vestido em cores diferentes, pois nosso senso de contrate muda durante o dia", tranquiliza o médico.

Uma pesquisa do site "Buzzfeed" mostrou que 72% dos internautas enxergaram as cores branca e dourada. No entanto, a real cor do vestido é azul e preta, como a própria dona do Tumblr esclareceu, ao publicar uma foto dela usando a peça. "Este é o vestido que eu vi no dia do casamento. Azul e preto. É que se trata de uma foto, mas é tão estranho, não?", comentou.

Dona de Tumblr posta outra foto onde se pode comprovar que o vestido é azul e pretoReprodução


Você pode gostar