Ferramenta online promete prever quando alguém terá derrame ou infarto

Especialistas alertam para perigo de se basear apenas na 'calculadora de riscos'

Por clarissa.sardenberg

Inglaterra - Um polêmico teste lançado pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS) britânico promete prever quando alguém terá um infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral). A ferramenta online permite que o indivíduo descubra a "idade do seu coração" e compare com sua idade biológica. Em seguida, a ferramenta emite um alerta àqueles que estão em risco para uma mudança no estilo de vida. Derrames e infartos figuram no topo das maiores causas de morte na Inglaterra.

Segundo especialistas, a "calculadora de riscos" é controversa pois não tem precisão como um diagnóstico médico e pode "assustar" pessoas saudáveis com previsões fora da realidade.

Ferramenta lançada pela NHS calcula a idade do coração e prevê infartosDivulgação

No último mês, um estudo descobriu que uma mesma calculadora usada nos Estados Unidos estava exagerando, mais que o dobro, em previsões de infartos.

Defensores da ferramenta alegam que ela atua como um incentivo para uma vida mais saudável e melhora na saúde, como deixar de fumar, por exemplo.

Para o cálculo, a ferramenta online pede que o indivíduo forneça informações como idade, peso, se fuma ou não e mais alguns detalhes de histórico médico, como ter parentes que sofreram infartos antes dos 60 anos de idade.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia