Por clarissa.sardenberg

Inglaterra - Um polêmico teste lançado pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS) britânico promete prever quando alguém terá um infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral). A ferramenta online permite que o indivíduo descubra a "idade do seu coração" e compare com sua idade biológica. Em seguida, a ferramenta emite um alerta àqueles que estão em risco para uma mudança no estilo de vida. Derrames e infartos figuram no topo das maiores causas de morte na Inglaterra.

Segundo especialistas, a "calculadora de riscos" é controversa pois não tem precisão como um diagnóstico médico e pode "assustar" pessoas saudáveis com previsões fora da realidade.

Ferramenta lançada pela NHS calcula a idade do coração e prevê infartosDivulgação

No último mês, um estudo descobriu que uma mesma calculadora usada nos Estados Unidos estava exagerando, mais que o dobro, em previsões de infartos.

Defensores da ferramenta alegam que ela atua como um incentivo para uma vida mais saudável e melhora na saúde, como deixar de fumar, por exemplo.

Para o cálculo, a ferramenta online pede que o indivíduo forneça informações como idade, peso, se fuma ou não e mais alguns detalhes de histórico médico, como ter parentes que sofreram infartos antes dos 60 anos de idade.

Você pode gostar