Por clarissa.sardenberg

Chile - A adolescente chilena que sofre de fibrose cística e pediu para que a presidente Michelle Bachelet autorizasse sua eutanásia declarou que mudou de opinião após a repercussão do caso. "Algumas pessoas fizeram com que eu mudasse minha forma de pensar", disse Valentina Maureira, de 14 anos, ao jornal El Mercurio, comentando a repercussão do vídeo que fez na web.

Chilena Valentina Maureira no hospitalReprodução Internet

Em seu leito de hospital, Valentina fez um vídeo no qual pedia ajuda para Bachelet, dizendo que não aguentava mais fazer tratamentos e queria uma injeção letal.

Após um imenso sucesso na web, a própria presidente Michelle Bachelet foi visitar a adolescente no hospital.

A doença de Valentina é hereditária e degenerativa, afetando seus pulmões, fígado e pâncreas. Não há cura, o que provoca infecções que podem levar à morte.

"São 14 anos de luta, todos os dias, e para minha família tem sido pior. Estou cansada de seguir lutando, porque vejo sempre o mesmo resultado. É muito cansativo", declarou Valentina em entrevista à BBC, em fevereiro.

O suicídio assistido e a eutanásia não são permitidos no Chile e há pouca autonomia em termos de direitos dos pacientes.

O governo chileno rejeitou o pedido feito pela adolescente. "A lei não permite que se atenda a um pedido dessa natureza", informou o porta-voz do governo Álvaro Elizalde.

Você pode gostar