Por tamara.coimbra

China - Uma explosão seguida de um incêndio que já dura três dias em uma fábrica de produtos químicos no Leste da China obrigou as autoridades a evacuarem quase 30 mil pessoas de localidades próximas ao acidente, que deixou seis feridos. O fogo, no entanto, já está sob controle, informaram as autoridades nesta quinta-feira.

Bombeiros tentam apagar um incêndio de grandes proporções em uma fábrica de produtos químicosReuters

Além da evacuação de parte dos moradores da região, o governo da província de Fujian precisou decretar na última terça-feira um alerta químico devido aos riscos de vazamento de substâncias tóxicas. As chamas que destruíram a unidade da Dragon Aromatics na cidade de Zhangzhou tinham sido controladas logo após a emissão do alerta.

No entanto, o fogo conseguiu atingir nesta quarta-feira dois depósitos, provocando novos focos de incêndio. As instalações são propriedade do grupo petroquímico Xianglu, grande produtor de para-xileno. A substância — usada na fabricação de roupas de poliéster e garrafas plásticas — é perigosa em caso de inalação ou se absorvida pela pele, causando danos em órgãos e no sistema nervoso.

Além dos bombeiros, o governo de Fujiam enviou mais de 650 toneladas de espuma ao local do acidente para ajudar no trabalho de controle do fogo, indicou a agência estatal "Xinhua". Até o momento, não foram registrados níveis anormais de poluição do ar ou da água por causa do incêndio.

Você pode gostar