Por bferreira

Rio - A febre mundial do jogo ‘Candy Crush’ — no qual é preciso formar combinações de três ou mais doces da mesma cor — fez uma vítima nos Estados Unidos. Após passar quase dois meses jogando sem parar, um homem de 29 anos rompeu um tendão da mão esquerda e precisou passar por cirurgia. Mas outro dado foi ainda mais inusitado na história: durante vários dias, ele não percebeu a lesão, que costuma ser bastante dolorosa.

O caso fez médicos levantarem a hipótese de que o prazer proporcionado por jogos eletrônicos pode estar associado ao alívio da sensação de dor. Com isso, abre-se possibilidade de pesquisas futuras sobre o uso de games para melhorar o bem-estar de crianças com dores no corpo ou até de vítimas de queimaduras graves.

A história do rapaz, que não teve sua identidade revelada, foi divulgada pelos médicos que o atenderam em San Diego, Califórnia. Segundo o relato, o homem jogava ao longo de todo o dia, mesmo enquanto realizava outras atividades. Depois de oito semanas, percebeu limitações nos movimentos do polegar, descobriu a lesão e foi operado por especialistas.

Cirurgião de mão do Hospital São Vicente de Paulo, André Teixeira garante que o tendão é uma estrutura que não está preparada para absorver atividades intensas e repetitivas. “Há algumas ações que solicitam demais do tendão e ele pode acabar rompendo. Jogar no celular é uma delas”, aponta.

O médico, porém, acredita que o americano devia ter propensão genética para o problema. “É provável que ele tenha uma fraqueza natural do tendão, e só dá para saber isso expondo o músculo a situações extremas. Por isso, na dúvida, use o tendão sempre de maneira sadia”, explica o profissional.

Para os fanáticos pelo game e pessoas que trabalham digitando ou escrevendo por longos períodos, o cirurgião aconselha que o trabalho seja intercalado por momentos de relaxamento da mão. “Sempre faça atividades dessa natureza de forma gradual. Pare a cada 30 ou 40 minutos e alongue os dedos”, indica Teixeira.

Por outro lado, a prática de exercícios é a melhor atitude para quem deseja prevenir a lesão. “A pessoa ganha força muscular e dá maior capacidade de os tendões suportarem impacto”.

Você pode gostar