Por thiago.antunes

Cairo (Egito) - O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã afirmou estar otimista a respeito do anúncio de um cessar-fogo no Iêmen ainda nesta terça-feira, um sinal de que pode haver esforços diplomáticos em curso para encerrar quase um mês de bombardeios liderados pelos sauditas contra o grupo iemenita dos houthis.

O Irã vem pedindo reiteradamente o fim da campanha de ataques aéreos conduzidos pela Arábia Saudita e aliados árabes, mas membros da coalizão e seus apoiadores ocidentais rejeitaram a proposta de Teerã até agora, acusando os iranianos de apoiar os houthis.

"Temos esperança de que nas próximas horas, depois de muitos esforços, veremos a suspensão dos ataques militares no Iêmen", teria declarado Hossein Amir Abdollahian, segundo agências de notícias do Irã.

Riad está encabeçando uma coalizão de países árabes em uma ofensiva aérea contra os houthis e unidades militares aliadas leais ao poderoso ex-presidente iemenita Ali Abdullah Saleh que ocuparam porções do território e forçaram o mandatário do Iêmen, Abd-Rabbu Mansour, a se refugiar na Arábia Saudita, que o apoia.

"As propostas iranianas não estão sendo tratadas no momento", afirmou uma autoridade iemenita sob condição de anonimato. Outro funcionário disse que representantes do partido de Saleh fizeram propostas de paz ao governo no exílio, mas deu a entender que as forças rebeldes terão que cumprir novas condições antes de obter a concordância do governo.

"Há contatos e iniciativas para um cessar-fogo, a maioria apresentadas por líderes do partido do ex-presidente", informou o funcionário à Reuters.

Você pode gostar