Por felipe.martins

Sérvia - Derramar um copo de café pode parecer um simples descuido, mas esta deve ter sido a causa do encontro entre o presidente da Sérvia, Tomislav Nikolic, e o Papa Francisco ter sido cancelado.

O avião em que o governante viajava para a Itália apresentou problemas de segurança. O Departamento de Aviação Civil iniciou uma investigação para entender o que aconteceu com o Falcon 50 da presidência, e viu que o copiloto derramou café sobre o painel de controle. ao tentar limpar a sujeira, ele acionou sem querer um botão de emergência. Foi aí que a aeronave teve perda súbita de altura.

Tomislav Nikolic teve que cancelar encontro com o Papa FranciscoDivulgação

“Comecei a limpar o painel de controle e acidentalmente ativei um botão de emergência que desativou o piloto automático, e a aeronave começou a perder altura", afirmou o copiloto Bojan Zoric, segundo relatório da investigação.

Um dos três motores do avião chegou a parar depois de ser acionado o botão de emergência e houve pânico entre os passageiros. Porém, a aeronave foi estabilizada e conseguiu pousar em Belgrado. O susto aconteceu na última sexta-feira.

O copiloto foi suspenso de suas funções por abandonar “normas e procedimentos regulamentados, e desta maneira pôr em perigo a segurança do voo". O escritório de imprensa de Nikolic atribuiu o ocorrido a uma avaria em um dos motores do avião. A visita do presidente sérvio ao Vaticano foi adiada, mas a nova data ainda não foi marcada.

Você pode gostar