Por bferreira

Nepal - O Nepal viveu ontem um novo terremoto de 6,7 graus na escala Richter, 25 horas depois do abalo de 7,8 graus que deixou pelo menos 2.500 mortos e 6 mil feridos. O tremor também foi sentido em Nova Deli, em praticamente todo o norte da Índia e em Bangladesh. No Monte Everest — onde 22 morreram, entre eles, o executivo do Google Dan Fredinburg, e 200 estão desaparecidos — houve novas avalanches.

Forte terremoto no Nepal mata quase 3 mil pessoasFoto%3A EFE

O Itamaraty informou que há registro de 79 brasileiros no Nepal; desses, 60 foram localizados até o fim da noite de ontem, e estão bem. Por enquanto, não há registro de brasileiros entre as vítimas do tremor. A carioca Mariana Malaguti Uchôa, 26 anos, que estava desaparecida, usou o Facebook para avisar à família que está bem e segura. Às 2h de ontem no horário de Brasília (10h na hora local), ela postou: “Hoje é um dia de muita tristeza no Nepal, muitas pessoas morreram nas cidades grandes, mas estou em um cidade pequena, com pequenas construções, por isso não houve nada sério”.

Segundo a imprensa local, ontem, após a réplica de tremores, aconteceram cenas de pânico, com gente correndo rumo ao centro das ruas para se proteger de possíveis quedas de edifícios. Os hospitais do país estão lotados, ficando sem espaço para os corpos, e dezenas de milhares de pessoas estão desabrigadas, sem comida nem água.

Diversos países, como Índia, Israel, Estados Unidos e Alemanha, enviaram equipes para participar do trabalho de resgate. Ontem, o Papa Francisco fez orações pelas vítimas do terremoto no Nepal, na Praça de São Pedro.

Equipe da Globo filma tremor e repórter entra em pânico

Uma equipe da Rede Globo, que estava no Nepal para gravar o programa ‘Planeta Extremo’, mostrou ontem o exato momento em que começou o segundo abalo sísmico de domingo. A repórter Carol Barcelos gravava com brasileiros na embaixada do país quando foi surpreendida pelo tremor.

Desesperada, a jornalista gritou e saiu correndo em busca de auxílio, mas foi acalmada pelos moradores e até pelas brasileiros que a entevistavam, que perceberam tratar-se de um abalo secundário. “Gente, está tremendo muito. Aiii”, gritou Carol, enquanto o cinegrafista mantinha a câmera funcionando em busca de imagens.

Você pode gostar