Nepal - A temporada de escalada no Everest pode ser cancelada depois que especialistas, que preparam as rotas de subida, tenham recomendado não realizar o trajeto após o terremoto que matou cerca de 19 montanhistas e guias na montanha mais alta do mundo.
"O governo tem que tomar uma decisão formal. As condições no Everest estão piorando e não queremos correr riscos", disse à Agência Efe o diretor-geral do Departamento de Turismo do Nepal, Tulsi Gautam.

Uma equipe de "doutores do gelo" (os especialistas que preparam as rotas) e o Comitê de Controle da Poluição Sagarmatha (SPCC) recomendaram ao governo cancelar as subidas ao Everest diante dos danos provocados pelo terremoto de 7,8 graus em 25 de abril no acampamento base e a difícil passagem da cascata de gelo de Khumbu.
"Os trabalhos (para reparar) a cascata de gelo levariam pelo menos duas semanas. Dado o pouco tempo que temos antes da alta das temperaturas e a chegada da monção que dificulta a subida ao Everest, parece impossível que a rota possa ser preparada a tempo", indicou nesta terça-feira o SPCC em comunicado.
O SPCC ressaltou também a falta de equipamentos médicos e de resgate no campo base, além da escassez de equipamento e provisões necessários para começar a reparar a cascata de gelo.
Neste ano cerca de 300 alpinistas tinham se registrado para subir até o topo do Everest, após a avalanche que no ano passado matou 16 sherpas e provocou o cancelamento das escaladas ao pico mais alto do mundo.