'Sanitário de ouro' de presidente vira tema de debate eleitoral na Turquia

Recep Tayyip Erdogan desafiou na TV líder da oposição a comprovar sua teoria fazendo uma visita ao palácio

Por clarissa.sardenberg

Turquia - O clima para as eleições legislativas na Turquia, no próximo domingo, é acirrado e chegou até mesmo à intimidade do banheiro do palácio presidencial turco depois de o presidente Recep Tayyip Erdogan desafiar, neste fim de semana, o líder oposicionista a provar que o assento do vaso sanitário do local é de ouro.

Tayyip Erdogan desafio líder da oposição a provar o que disse sobre banheiro de palácioReprodução Internet

A polêmica começou após o presidente do Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata), Kemal Kiliçdaroglu, criticar o luxo do palácio de Erdogan e dizer que "assentos de ouro cobrem os vasos sanitários". Segundo ele, toda a opulência do local é reflexo da megalomania e tendência autoritária do chefe de Estado.

Erdogan, por sua vez, respondeu em uma emissora de TV neste domingo: "Convido-o a vir fazer uma visita (...) pergunto-me se será capaz de encontrar um assento de vaso sanitário de ouro em um banheiro. Se isso acontecer, renunciarei à presidência", declarou o político. Nesta segunda-feira, a presidência da República divulgou que um convite oficial foi feito.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia