México - Em fuga digna de roteiro de cinema, o narcotraficante Joaquín ‘El Chapo’ Guzmán, considerado o barão mexicano da droga, escapou através de um túnel da penitenciária de segurança máxima de Altiplano, em Almoloya de Juárez, a cerca de 80km da cidade do México.
Agentes penitenciários encontraram a cela vazia na noite de sábado, e descobriram uma abertura na área do banheiro dando acesso a um túnel de 1500m de comprimento, com iluminação, ventilação e tanques de oxigênio. Foi a segunda vez que Guzmán fugiu da prisão nos últimos 14 anos.
No canal sob a terra, com 1,7 m de altura e 80cm de largura, também foi encontrada uma motocicleta adaptada sobre trilho, que teria sido utilizada nas obras de escavação. A passagem desemboca num prédio em construção próximo à prisão onde o traficante se encontrava desde fevereiro de 2014.
Um grande cerco foi armado nas estradas próximas ao presídio, que abriga os criminosos mais perigosos do país, e as autoridades suspenderam as atividades no Aeroporto de Toluca, a capital do Estado do México. A Comissão de Segurança Nacional informou que 18 agentes penitenciários serão chamados para prestar depoimento sobre a fuga.
Detido em 1993 na Guatemala, ‘El Chapo’ foi para a prisão no estado de Jalisco, de onde fugiu em 2001, escondido em carrinho de roupa suja. No ano passado, o criminoso foi preso por oficiais da Marinha em Sinaloa, região considerada o berço do narcotráfico no México. Na época, os EUA ofereciam US$ 5 milhões por sua captura. Em 2011, a revista Forbes estimou a fortuna de ‘El Chapo’ em mais de USS 11 bilhões.