Uma alface cultivada no espaço. Parece um fato inusitado, mas o alimento foi colhido e experimentado nesta segunda-feira por astronautas da Estação Espacial Internacional. Os cientistas descreveram o evento como mais um passo para a permição de missões tripuladas a Marte.
O alimento foi plantado em uma caixa especial de crescimento de plantas chamada Veg-01 e levado para o espaço por meio da nave SpaceX Dragon. Em travesseiros de enraizamento, as sementes da alface foram ativadas pelo astronauta norte-americano Scott Kelly no dia 8 de julho. A agência informou ainda que as plantas cresceram durante 33 dias antes de serem colhidas.

Além de Kelly, outros tripulantes no posto avançado em órbita comeram a alface por volta das 13h45 pelo horário de Brasília. A experimentação foi transmitida pela televisão da própria Nasa. No momento do evento, a agência fez uma pequena pausa em uma cobertura de uma caminhada espacial russa para transmitir a colheita do alimento.
Segundo a organização, se os astronautas puderem cultivar seus alimentos, eles têm mais chances de sobreviver aos rigores da exploração do espaço profundo, que costuma durar meses ou até anos.