Por bferreira

Rio - A perda de libido é uma das principais preocupações das pessoas na meia-idade. Mas este problema pode ser resolvido ou evitado com o uso de um método natural: o fitoterápico feno-grego. Segundo estudos norte-americanos, o medicamento é capaz de aumentar e estabelecer no organismo os níveis da testosterona livre, hormônio responsável pelo aumento do desejo sexual.

Houve aumento de 81% em libido e 63% em desempenho sexual nos homens que tomaram o feno-gregoIstock

Os dois levantamentos foram publicados no jornal ‘Phytotherapy Research’. No primeiro, os cientistas analisaram 60 homens saudáveis, entre 25 e 52 anos, durante seis semanas. Já no segundo, eles estudaram 80 mulheres, na faixa etária entre 20 e 49 anos. Nas duas pesquisas, os voluntários foram divididos em dois grupos: aqueles que tomavam o fitoterápico e os que não o ingeriam. Em paralelo, eles responderam a questionários sobre fantasia sexual, excitação e orgasmo.

Houve aumento de 81% em libido e 63% em desempenho sexual nos homens que tomaram o feno-grego. No caso das mulheres, houve crescimento de 24% de testosterona e 66% do hormônio estradiol, que provoca maior circulação sanguínea vaginal, o que aumenta a libido feminina.

“É natural que a circulação de sangue nessa região diminua na fase na menopausa. Nas mulheres há ainda o crescimento dos níveis do hormônio estrogênio, que aumenta ainda mais a sensibilidade na região”, explica Fernanda Chalabi, farmacêutica da Officilab.

Andropausa mais suave

O feno-grego pode diminuir os efeitos da andropausa, uma espécie de ‘menopausa’ dos homens, segundo Fernanda. Ela afirma ainda que, no corpo masculino, a testosterona influencia na parte óssea e cognitiva do organismo. “Portanto, com o aumento desse hormônio, há também um controle do metabolismo de açúcar, por exemplo, evitando, assim, a diabetes”, destaca.

A nutricionista funcional Luciana Harfenist ressalta ainda que, para obter o efeito desejado, é necessário que o medicamento esteja em cápsula. “Normalmente, é indicado que o paciente tome uma pílula uma vez ao dia, mas depende de cada caso. E o fitoterápico não tem contraindicações”, diz.

Você pode gostar