Por felipe.martins

Rio - Não é só na puberdade que as meninas ‘ganham’ dos meninos: aos dois anos e meio de idade, elas já são mais preparadas do que eles para realizar diversas atividades, como comer ou se vestir sozinhas. Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade de Stavanger, na Noruega, analisam um dia na escola de 1.000 crianças, com idades entre 30 e 33 meses. As garotas ficaram na frente em todas as áreas avaliadas, que incluíam também participação em brincadeiras, ajudar crianças menores e mudar de atividade.

Pesquisas anteriores já haviam demonstrado a dianteira das garotas em relação à fala e às habilidades sociais, mas essa foi a primeira vez em que atividades do cotidiano foram estudadas. O estudo mostrou que 21,3% das meninas sabiam dizer quando precisam ir ao banheiro e não tiravam mais sonecas de tarde, contra 7,5% dos garotos. Além disso, 67,8% delas não usavam um penico ou o vaso sanitário, comparado a 42,1% deles.

Garotas criam mais cedo autonomia para ir ao banheiro%2C por exemploIstock

“Nós esperávamos encontrar diferenças, mas ficamos surpresos com o tamanho delas”, comentou Aud Toril Meland, um dos autores. A psicóloga Andreia Calçada acredita que uma das razões é que a mães costumam estimular mais a independência das filhas. “Muitas protegem mais os filhos homens e fazem mais coisas para eles”, destaca. Por trás disso, estaria a ideia de que as mulheres deveriam ser responsáveis pelos trabalhos domésticos. “Reproduzem esse modelo sem se dar conta”, revela.


Você pode gostar