Finlândia - Uma dupla parece ter encontrado uma forma de irritar o presidente russo Vladimir Putin, conhecido mundialmente por seu conservadorismo e políticas anti-gays na Rússia. Putin tem uma ilha de veraneio no arquipélago de Aland, na Finlândia, e na última semana o local ganhou seu primeiro bar gay, o Blue Oyster. Os autores da provocação podem pegar três meses de prisão, segundo o "Guardian".
O espaço é uma réplica do famoso bar do filme "Loucademia de polícia" e está localizado bem no centro da ilha, com um brilhante letreiro. No Twitter, criadores do bar publicaram fotos se beijando em frente ao bar.
Os cantores do duo de hip hop Far & Son revelaram que ao jornal sueco Aftonbladet que são os responsáveis pela "pegadinha". "Acho que ano que vem vamos fazer novamente, só que dessa vez com cimento e vai ficar lá para sempre", brincou a dupla. Eles acrescentaram que muitos jovens devem estar agradecidos, pois agora têm um espaço da cultura gay na ilha.
O cônsul russo Mikhail Zubov declarou que o bar é um ato de vandalismo e mandou a polícia ao local. O incidente foi classificado como invasão de propriedade, segundo a polícia.