Por gabriela.mattos
Escocês Angus Deaton vence Nobel de EconomiaEfe

Estados Unidos - O economista escocês Angus Deaton foi o vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 2015 por sua análise de consumo, pobreza e bem estar social.

"Para projetar uma política econômica que promova o bem estar e reduza a pobreza, devemos primeiro entender as escolhas de consumo individuais. Mais do que ninguém, Angus Deaton tem reforçado esse entendimento", apontou a organização da premiação.

"Ao vincular as escolhas individuais detalhadas e resultados agregados, sua pesquisa tem ajudado a transformar os campos da microeconomia, macroeconomia e economia do desenvolvimento", destacou a Academia Real das Ciências da Suécia.

A pesquisa premiada questiona como consumidores distribuem seus gastos entre diferentes bens, quanto da renda da sociedade é gasto e quanto é poupado e como podemos medir e analisar melhor o bem estar e a pobreza.

Nascido em Edimburgo em 1945, Deaton atualmente leciona Economia e Assuntons Internacionas na Woodrow Wilson School of Public and International Affairs (WWS) e em Princeton. O economista estudou em Cambridge.

Você pode gostar