Francisco defende menos poder a Papas

Pontífice pede 'descentralização'

Por thiago.antunes

Cidade do Vaticano - O Papa Francisco sugeriu neste sábado uma “descentralização saudável” do poder da Igreja Católica e do próprio papado. Em reunião que marcou o 50º aniversário da fundação do Sínodo dos Bispos, colegiado que está reunido há duas semanas em Roma, o Sumo Pontífice defendeu que “mais luz poderia ser derramada no exercício do pontificado”.

Francisco defende menos poder a papasEfe

O Papa disse ser “necessário e urgente pensar em uma conversão do papado”, possibilidade inicialmente sugerida por João Paulo II em 1995. Trata-se de dar mais autonomia a bispos locais em decisões dogmáticas. Hoje, praticamente todas as questões precisam passar pelo Vaticano ou pelo crivo do Papa.

Pela linha sugerida por Francisco, bispos deveriam ter autoridade para aplicar a doutrina sobre algumas questões, como se os católicos divorciados que se casaram novamente no civil podem receber a comunhão, de acordo com as circunstâncias individuais.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia