Por clarissa.sardenberg
Estados Unidos - Os Institutos Nacionais da Saúde (NIH) dos Estados Unidos deixarão de usar chimpanzés nas pesquisas médicas e os 50 exemplares que estão em seu poder serão enviados, aos poucos, a um santuário de animais em Keithville, no estado da Louisiana.
Chimpanzés usados em pequisas médicas de institutos norte-americanos serão enviados para santuáriosReuters

Instituto luta para salvar 66 chimpanzés abandonados após anos como cobaias

"Como resultado de várias mudanças nos últimos anos e da redução significativa da demanda de chimpanzés para pesquisa biomédica apoiada pelos NIH, está claro que chegamos a um ponto de inflexão. Portanto, com efeitos imediatos, não manteremos mais a colônia de 50 chimpanzés para futuras pesquisas", explicou o diretor da organização, Francis Collins, em carta.

Ele afirmou que esta decisão atinge exclusivamente os chimpanzés e que "a pesquisa com outros primatas não humanos continuará sendo apoiada e realizada pelos NIH".
Publicidade
Em junho de 2013, os NIH reduziram de maneira significativa o uso de chimpanzés nas investigações, passando a manter apenas 50 dos 360 animais que tinha. A medida foi tomada após várias pressões de grupos de proteção dos animais e um reporte do Instituto de Medicina que aconselhava o fim do uso de chimpanzés com essa finalidade.