Por bferreira
Rio - O governo vai lançar uma campanha para informar e esclarecer a população sobre a microcefalia, na tentativa de evitar que o surto se espalhe por outras regiões do país. Em três meses, 399 casos da doença em recém-nascidos foram notificados em sete estados nordestinos.Catorze estados do país, entre os quais, o Rio de Janeiro, estariam vulneráveis à doença pois apresentaram casos de Zika Vírus, a principal suspeita de causar a doença,que afeta o crescimento adequado do cérebro do bebê.
Em reunião ontem, a presidenta Dilma Roussef anunciou a instalação de um gabinete interministerial para definir medidas emergenciais. Ela pediu ao ministro da Saúde, Marcelo Castro, que promova reuniões com especialistas e pesquisadores em saúde pública. “Não temos que criar nenhuma situação de alarde indevido, mas a situação preocupa”, reconheceu o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva.
Publicidade
Segundo ele, o governo poderá ampliar os investimentos no combate ao mosquito, por exemplo, e destinar recursos a outras ações para barrar o aumento de casos da doença.
Pesquisa recente da Fiocruz constatou a presença do genoma do vírus em mães que tiveram bebês com microcefalia. O Zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue.