
As autoridades judiciais de Chicago anunciaram o indiciamento por assassinato do veterano policial branco Jason Van Dyke, suposto autor dos disparos contra o jovem. Van Dyke, de 37 anos, se entregou pela manhã às autoridades e está à espera de uma audiência judicial para determinar se terá direito à liberdade condicional.
McDonald, de 17 anos, morreu em 20 de outubro de 2014 após um entrevero com o agente Van Dyke, da polícia de Chicago e que afirmou que, no momento do incidente, o jovem estava armado com uma faca.
A promotora do condado de Cook, Anita Álvarez, afirmou hoje em entrevista coletiva que as acusações apresentadas contra o policial se baseiam nos disparos que supostamente fez contra McDonald quando a vítima já não representava uma ameaça e estava no chão. A promotora também disse que as autoridades preferiram anunciar o indiciamento do policial antes de divulgar o vídeo do incidente, já que é sua responsabilidade preservar a paz da comunidade.
No vídeo, que foi apresentado na noite desta terça-feira, se vê McDonald correndo, aparentemente se afastando de um grupo de agentes, quando é alvejado pela primeira vez. Depois, se vê o jovem estendido no chão, onde aparentemente recebe vários outros disparos, enquanto um oficial não identificado se aproxima e pisa em uma pequena faca que McDonald tinha nas mãos.