Por clarissa.sardenberg
Alemanha - Um refugiado sírio na Alemanha deu início a um projeto para agradecer ao país que o deu "um lar seguro". Aos sábados, Alex Assali cozinha e distribui refeições para desabrigados ao lado da estação de trem de Berlim Alexanderplatz.
Refugiado sírio dá comida aos necessitados para retribuir hospitalidade na Alemanha Reprodução Internet

Uma foto de Alex cozinhando em uma bancada que exibe uma placa que diz "Retribua ao povo alemão" comoveu internautas em uma rede social e já tem mais de 2,7 milhões de visualizações.

"A humanidade deveria ser assim", comentou um usuário do Imgur.

"Queremos ser uma parte positiva da comunidade alemã. Queremos ser uma mão (Síria e Alemanha) para ajudar os outros e nos ajudarmos", diz uma parte da mensagem exibida pelo refugiado.

A amiga de Alex que tirou a foto, Tabea Bü, escreveu em sua página na rede social Facebook que estão maravilhados com a reação das pessoas ao redor do mundo.

Segundo Tabea, Alex perdeu tudo que tinha. "Ele teve que deixar a família na Síria porque queriam matá-lo", contou ela sobre o amigo.

Antes de chegar à Alemanha, o refugiado passou pelo Líbano, Egito, Sudão e Líbia. "Mesmo que ele não tenha muito, vai às ruas e distribui comida para os necessitados", afirmou Tabea.