Por felipe.martins, felipe.martins
Rio - Se o brasileiro conseguia driblar a crise econômica cortando apenas o consumo supérfluo, agora o cenário requer atitudes mais incisivas para dar conta do orçamento. Uma delas tem sido abrir mão do plano de saúde. Meio milhão de pessoas ficaram sem a proteção da assistência médica particular de dezembro de 2014 até setembro deste ano, de acordo com a Agência Nacional de Saúde (ANS).
A expectativa da Abramge%2C entidade que representa os planos de saúde%2C é que a situação piore. Setor espera fechar o ano com mais perdasDivulgação

Os dados se referem tanto para quem tinha plano individual, e que agora não consegue mais pagar, como para quem ficou desempregado e acabou perdendo também o plano conveniado pela empresa. Para a Associação Brasileira Medicina Grupo (Abramge), que representa as operadoras, essa redução é inédita no setor e “a perspectiva para o número de beneficiários continua sendo de queda”, disse em nota.

O superintendente-executivo do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar, Luiz Augusto Carneiro, atribui os resultados ao agravamento da crise e à queda do nível de emprego. “O plano de saúde é o terceiro principal desejo do brasileiro, atrás de educação e da casa própria. É também um benefício muito valorizado pelos funcionários das empresas. Então, é natural que, enquanto houver condições financeiras, os beneficiários e as empresas tentarão preservar esse benefício”, diz.

Gráfico mostra a evoluçãoArte O Dia

É como se a conquista da classe média quanto ao consumo estivesse regredindo. “O trabalhador que se orgulhou de ter o plano agora volta a engrossar a fila do SUS. O que pode se esperar é uma queda na qualidade do serviço e também na qualidade de vida”, complementou o economista especialista no setor de saúde privada Ronaldo Azevedo.

O engenheiro Fernando Magalhães, 27 anos, é um dos clientes que deixou de ter a proteção por falta de condições financeiras. Ele não conseguia mais pagar a mensalidade de R$ 357 e resolveu cancelar o serviço. “Fico apreensivo e com medo de ficar doente, mas não tenho como pagar um valor tão alto”, lamentou.
Publicidade
CANCELAR COM SEGURANÇA
Como devo proceder para cancelar meu contrato de plano de saúde?
Publicidade
O consumidor deve entrar em contato com a operadora, em primeiro lugar. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) aconselha que, para evitar aborrecimentos e problemas de contrato, o cancelamento seja efetuado por escrito, enviando carta com Aviso de Recebimento à operadora ou protocolando-a pessoalmente. Tais procedimentos são importantes para que o consumidor possua uma prova de que o cancelamento do plano foi solicitado.
A operadora cancelou o meu contrato de plano de saúde. O que faço?
Publicidade
O Código de Defesa do Consumidor (CDC)considera a rescisão unilateral de contratos de planos de saúde pelas operadoras uma prática abusiva. Para os planos de saúde novos, com contratos assinados a partir de janeiro de 1999, só podem ser suspensos ou cancelados em duas situações excepcionais: pela fraude do consumidor e pelo não pagamento. A suspensão ou rescisão do contrato pela falta de pagamento do plano de saúde somente poderá ocorrer se o consumidor ficou inadimplente por mais de 60 dias, consecutivos ou não, ao longo de um ano, e se foi notificado até o 50º dia de inadimplência (art. 13, II, Lei 9.656/98).

Publicidade