Por clarissa.sardenberg
Rio - O coletivo hacker Anonymous convocou internautas para o dia ofical em que vão "trollar" o Estado Islâmico — esta sexta-feira, 11 de dezembro. Os hackers ativistas pediram que seus apoiadores provoquem uma avalanche de posts depreciativos sobre o grupo em redes sociais e  também em ações no "mundo real", como em Nova York e Paris, por exemplo. O coletivo lançou as hashtags #Daesh (como o EI também é conhecido) e #Daeshbags (em trocadilho com uma gíria que significa idiotas).
Coletivo Anonymous convida internautas a fazerem memes de terroristas do Estado Islâmico Reprodução Twitter

"Nós pedimos para que vocês mostre seu apoio e ajuda contra o Estado Islâmico unindo-se a nós e trollando eles", escreveu um dos membros do grupo. "Não pense que você deve ser parte do Anonymous — qualquer um pode fazer isso", reiterou.

Entre as "zoações" listadas estão memes dos terroristas e a publicação de imagens de cabras no lugar das esposas dos jihadistas. Apenas essa sugestão já produziu um número enorme de posts de conotação sexual no Twitter.

As fotos de membros do Estado Islâmico capturados por forças de segurança também devem ser publicadas. Denunciar páginas ligadas ao grupo no Facebook também está valendo.

Grupos foram convocados a se reunir em parques de grandes cidades. As pessoas são convidadas a fazer cartazes com montagens de terroristas e com frases que digam que o Estado Islâmico não representa o Islã.

"Eles esperam que suas ações nos silenciem e façam nos escondermos amedrontados", falou o hacker sobre o EI, explicando o motivo da importância de reuniões "reais". "Eles esquecem que tem muito mais gente no mundo contra eles", escreveu. Um encontro está marcado para as 16h desta sexta-feira, no Central Park, em Nova York.