Por clarissa.sardenberg
Índia - Pelo menos 10 pessoas morreram e 160 ficaram feridas na Índia e em Bangladesh no terremoto ocorrido nesta segunda-feira no noroeste indiano, que também foi sentido em Mianmar, informaram à Agência Efe fontes oficiais. Na Índia, o terremoto deixou pelo menos seis mortos e 88 feridos no estado de Manipur, onde foi localizado o epicentro, disse o vice-conselheiro da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres (NDMA, por sua sigla em inglês), D.S. Sindhu.
Terremoto na Índia deixou 10 mortos e 160 feridos EFE

"A situação é agora normal, após o terremoto ocorrido de madrugada e as replicas que duraram até a tarde" local, afirmou o porta-voz da Força Nacional de Resposta perante Desastres da Índia (NDRF, por sua sigla em inglês), Anil Shekhawat. "Desdobramos três equipes de ajuda, duas em Manipur e uma em Assam", acrescentou. Um comandante deste organismo no estado de Assam, A.K. Singh, garantiu que, "embora haja casas danificadas, a situação é de normalidade".

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, supervisionou as tarefas de ajuda em coordenação com os estados afetados, segundo escreveu na rede social Twitter. Em Bangladesh, pelo menos quatro pessoas morreram e 72 sofreram lesões, a maior parte por ataques cardíacos ou enquanto saíam depressa para rua, mas não pelo colapso dos edifícios.

O terremoto assustou os bengaleses, que tomados pelo pânico saíram dos edifícios de forma apressada, embora não houve registros de danos materiais de importância. Pelo menos 32 pessoas foram atendidas em um hospital da província nordeste de Sylhet, a mais próxima do epicentro, de acordo com um responsável médico citado pela portal informativo "Bdnews24". Outras 40 foram transferidas ao Hospital Universitário de Daca, onde o tremor provocou fendas em vários edifícios, alguns dos quais foram evacuados enquanto as autoridades examinam seu estado.
Publicidade
O subdiretor do Departamento de Gestão de Desastres do país, Abdullah Mohammed, indicou que outra pessoa morreu em Savar (cidade próxima a Daca) por uma explosão de gás. O tremor de 6,7 graus de magnitude na escala Richter foi registrado às 4h35 local desta segunda-feira (21h05, em Brasília) em Manipur, precisou o governo indiano. O Serviço Geológico dos Estados Unidos situou o epicentro a 29 quilômetros ao oeste de Imphal.