Começa apuração de votos em Taiwan para escolha de novo presidente
Tsai Ing-wen, do Partido Democrático Progressista e Eric Chu, do Partido Nacionalista chinês, disputam as eleições
Por rafael.souza
Taipé - Depois de encerradas as votações nas eleições presidenciais e legislativas de Taiwan começaram a contagem de votos, em um pleito marcado pela pressão da China sobre uma jovem cantora da ilha. As urnas abriram às 8h locais (22h em Brasília) e fecharam as 16h (6h em Brasília), sem registro de incidentes relevantes.
Até o momento ainda não existem dados, nem mesmo provisórios, relativos à participação dos eleitores, embora a televisão local TVBS a situe nos 71,7%. Em breve, será iniciada a recontagem dos votos em 386 centros eleitorais em toda a ilha, com a presença de representantes dos partidos e funcionários, que enviarão a informação à comissão central e que poderá ser consultada na Internet.
Eric Chu%2C do Partido Nacionalista chinês de Taiwan (KMT)e Tsai Ing-wen%2C do Partido Democrático Progressista de Taiwan (DPP) estão na disputa pela presidência Reprodução Internet
O esperado é que em poucas horas seja anunciada a vitória da favorita para a Presidência, Tsai Ing-wen, do Partido Democrata Progressista (PDP), mas os resultados das eleições parlamentares podem se estender até as 22h (12h em Brasília).
Publicidade
Nas últimas pesquisas feitas pela TVBS, dois dias antes das eleições e não publicadas, a candidata Tsai Ing-wen obteve 52% de apoio, o candidato Eric Chu, do Partido Kuomintang (KMT), ficou com 32%, enquanto o PDP alcançou 59% dos 113 assentos do Legislativo e o KMT, com 42%.
As pressões chinesas sobre a artista Tzuyu, única taiwanesa no grupo coreano Twice, e o seu vídeo pedindo desculpas por acenar uma bandeira da ilha durante um programa de televisão afetaram as eleições, por se considerar que isso ocorreu sob pressão.
Publicidade
“Desencadeou sentimentos contra a China e impulsionou o voto no PDP para que consiga a maioria parlamentar”, disse neste sábado a organização Repórteres de Taiwan na sua página da internet, após a publicação do vídeo, na noite anterior, da jovem pedindo desculpa.
Nas eleições de 2012, o atual presidente, Ma Ying-jeou, do partido Kuomintang, conquistou a Presidência com 51,6% dos votos, contra os 45,63% de Tsai Ing-wen, e o KMT conquistou 64 assentos parlamentares contra os 40 alcançados pelo PDP.