Por clarissa.sardenberg
Estados Unidos - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta terça-feira o rápido desenvolvimento de testes, vacinas e tratamentos para combater o vírus Zika, que tem sido associado a casos de microcefalia em recém-nascidos e poderia se espalhar pelos Estados Unidos nos meses de calor. Um estudo recente estima que o surto pode atingir regiões onde mora 60% da população dos EUA.
Obama foi informado sobre o vírus em reunião com o diretor do Centro para Controle de Doenças dos EUA, Thomas Frieden; o diretor do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas e Alergias, Anthony Fauci; e a Secretária de Saúde e Serviços Sociais dos EUA, Sylvia Mathews Burwell.
Barack Obama durante discurso nesta terça-feira Reuters

“O presidente enfatizou a necessidade de acelerar os esforços de pesquisa para tornar disponível teste de diagnóstico melhores, para desenvolver vacinas e terapias e para assegurar que todos os americanos tenham informação sobre o vírus Zika”, disse a Casa Branca em um comunicado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) previu que o Zika vírus vai se espalhar por toda a América, com exceção de Canadá e Chile. 

Vírus zika é detectado em turista dinamarquês

Publicidade
Um turista dinamarquês, que voltou de uma viagem à América Latina, foidiagnosticado com o vírus Zika, ligado a um aumento de casos de recém-nascidos com malformações no Brasil e em outros países da região, informou o Hospital Aarhus.
“Um turista dinamarquês, que viajou para a América Central e do Sul, foi diagnosticado, ao regressar, com o vírus Zika”, informou o hospital, no Leste da Dinamarca, em comunicado divulgado nessa terça-feira à noite. Seu estado é bom e a expectativa é de que se recuperará bem da doença, informou a instituição.
Publicidade
Portugal e Dinamarca confirmaram casos da doença em pacientes que estiveram no Brasil. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, determinou mais precaução com a chegada do Zika à Europa. No continente, a região próxima ao Mediterrâneo tem infestação do Aedes aegypti, assim como boa parte do território ianque.