Por clarissa.sardenberg
Estados Unidos - O empresário Rod Silva, de 43 anos, filho de imigrantes brasileiros, é candidato à Presidência dos Estado Unidos. Fundador da franquia Muscle Maker, em Colônia, no estado de Nova Jersey, Silva não tem experiência prévia em cargos públicos e está inscrito como independente. Ele faz parte do grupo de 1.528 pessoas, até o momento, que pretendem disputar a corrida à Casa branca em 2016, número considerado recorde, segundo a Comissão Federal Eleitoral (FEC, na sigla em inglês).
Candidato à Presidência dos EUA, Rod SilvaDivulgação

Nascido em Ironbound, em Newark, Silva transformou um pequeno restaurante, fundado em 1995, em uma franquia em uma cadeia com cerca de 60 filiais, em 13 estados norte-americanos. “Eu realmente acredito que quando as pessoas ouvirem a minha mensagem, eles ouvirão a minha voz, eles verão a minha paixão, eles verão o que eu já passei. Eu comecei do nada. Ninguém me deu uma esmola”, contou ao "Brazilian Voice".

O filho de brasileiros fundou o Nutrition Party (Partido da Nutrição) e defende uma vida saudável, com uma plataforma com propostas para combater a obesidade , diabetes e colesterol da população norte-americana. Ele também se diz contra a legalização da maconha. "Faça a América saudável novamente", diz seu slogan de campanha. 

Os pais de Silva emigraram de Santos, em São Paulo, para os EUA. “Eu recebi um tapa nas costas do meu pai e ele disse: É a América, você pode ser o que quiser ser, siga em frente”, contou ele. Segundo Silva, a ambição de ver as pessoas levarem uma vida saudável veio do fato de seu pai ter sofrido um ataque cardíaco fulminante.
Publicidade
Jack Sparrow e Vladimir Putin 
Algumas figuras chamam atenção na lista de inscritos para a disputa norte-americana, como o pirata Jack Sparrow e um homônimo do boxeador Rocky Balboa. Há também um Vladimir Putin com comitê listado como "eu andei a cavalo sem camisa", em referência ao passeio do presidente russo que viralizou na web. "Fidel Castro", quem diria, também é candidato, pelo Partido Comunista, com endereço em Miami.
Publicidade
A FEC só aceita candidaturas oficialmente se o candidato arrecadar ou gastar ao menos US$ 5 mil. As chances como candidato independente também são ínfimas — desde 1856, não há em eleições presidenciais mais de cinco nomes que não fossem escolhidos por democratas ou republicanos. Também é exigido em muitos Estados que o candidato apresente uma petição com número mínimo de assinaturas de eleitores registrados, o que Rod Silva pede em seu website.