Por clarissa.sardenberg
Alemanha - Os supostos radicais islâmicos detidos nesta quinta-feira nas operações realizadas em paralelo em três estados federados da Alemanha planejavam realizar um atentado em Berlim, segundo fontes da Promotoria. Conforme o jornal "Bild", seu alvo era a estação de transportes Alexanderplatz, questão esta até agora não confirmada pela Promotoria, que não quis divulgar mais informações a respeito. Dois dos três detidos nesta quinta-feira faziam parte de uma célula islamita, vinculada ao grupo Estado Islâmico (EI).
Argelino suspeito de participar de célula do Estado Islâmico é detido em Berlim%2C na Alemanha Reuters


Segundo informou a Polícia de Berlim, que coordenou as revistas realizadas na capital e nos Länder (estados) da Renânia do Norte-Vestfália e Baixa Saxônia, os detidos são dois homens e uma mulher, a qual tinha uma ordem de detenção prévia vinculada a outros delitos.

Um dos detidos tinha recebido formação militar na Síria e era procurado também pelas autoridades da Argélia por sua suposta filiação ao EI.

Segundo a imprensa local, se trata de um cidadão argelino de 35 anos que vivia em um albergue para solicitantes de asilo na cidade de Attendorn (oeste do país). O segundo suspeito, também argelino, foi detido em Berlim.

As forças de segurança continuam procurando um suspeito em Hannover, que segundo a imprensa alemã era vinculado a grupos islamitas da Bélgica.

Em Berlim participaram da operação 450 agentes, com quatro casas e dois escritórios revistados. Na operação foram confiscados documentos, computadores e telefones celulares que estão sendo analisados.