Por lucas.cardoso
Seul - A Coreia do Norte informou que o lançamento de um foguete de longo alcance, realizado hoje, foi bem-sucedido e que colocou em órbita um satélite espacial de observação terrestre. O anúncio foi feito por meio da emissora de televisão estatal norte-coreana e, segundo a mensagem que foi lida por uma apresentadora, o "satélite de observação da terra Kwangmyong 4" está em órbita.
Fontes dos governos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos confirmaram o êxito da operação da Coreia do Norte, que é considerada pela comunidade internacional como um teste encoberto de mísseis balísticos. No comunicado lido na televisão, a Coreia do Norte reclama o seu "direito legítimo" de "usar o espaço com fins pacíficos e independentes" e promete "lançar mais satélites no futuro", no seguimento da política de "dar prioridade à ciência e à tecnologia".
Publicidade
A emissora divulgou também imagens do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, celebrando o êxito da operação ao lado de funcionários que estiveram na sala de comando. Peritos da Coreia do Sul estimam que o foguete possa ter um alcance de mais de 10 mil quilômetros, uma distância superior à que separa a península coreana do território continental dos Estados Unidos.
Pyongyang realizou um teste nuclear no mês de janeiro e havia anunciado na semana passada o lançamento, este mês, de um foguete transportando um satélite, que a maioria da comunidade internacional vê como uma dissimulação para um teste de mísseis balísticos, que viola resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).